1. Escolha de tema: Évora Antiga, evolução da Praça do Geraldo;
2. Selecção das fontes: Pesquisa na internet, recolha de informação através de bibliotecas, entrevistas ;
3. Calendarização do trabalho: Entrevistas com data aleatória
4. Pesquisa: Internet (winkipedia, site da cidade de Évora) livros (biblitecas )
4.1. Bibliográfica e documental: decumentos antigos sobre o tema
4.3. Entrevistas: Entrevistas a idosos do Solar Nossa Senhora de Fátima em Évora
-Sequidamente seguem-se as respectivas perguntas do questionário:
Data:
Nome da instituiçao onde permanece o entrevistado:
Dados Gerais
Nome Completo:
Sexo:
Data de nascimento:
Local de Nascimento:
Estado Civil:
Nº de filhos:
O que levou a frequentar um lar de idosos:
Inquérito
Há quanto tempo vive na cidade de Évora?
Desde quando se lembra da famosa Praça do Geraldo?
No seu tempo de jovem, como se lembra da praça do Geraldo?
O que custumava fazer nesta Praça?
Quando a frequentava, onde se dirigia? Com que finalidade? Com quem?
Como eram os namoros no seu tempo?
A praça do Geraldo era um local escolhido para encontro com respectivos amigos e/ namorado(os)?
Como Compara a praça do Geraldo relativamente ao passado e ao presente?
Mantém boas ou más recordações deste local? Se possível apresente um momento que tenha ainda muito presente.
Ainda faz intenções de voltar a passear pela zona da Praça do Geraldo?
4.4. Recurso às tecnologias de informação e comunicação como fontes
5. Tratamento das fontes:
5.1. Fichas de leitura
5.2. Comentários das fontes
6. Tratamento e organização da informação
7. Redacção do trabalho final
8. Apresentação à turma: Mostrar a entervista à turma, utilizar filme sobre Giraldo Geraldes ( cuja célebre praça é em homenagem a este ), fornecer aos alunos a pesquisa e favorecer informações sobre o tema do trabalho.
O trabalho poderá ser divulgado, mediante a escolha do professor e do aluno, através de um ou mais de um dos seguintes formatos:
Texto escrito em formato de revista (mas previamente discutido na aula);
Exposição, com a participação dos alunos do grupo para esclarecimento aos visitantes, e elaboração de um roteiro da exposição através de um folheto, em meio audiovisual ou em suporte informático;
Documentário, a ser exibido na escola ou em outro local;
Reportagem fotográfica que conduza a uma exposição;
Debate, com apresentação de pequenas comunicações por parte dos alunos, a realizar na escola
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário