terça-feira, 14 de outubro de 2008

Guião de Trabalho

1. Escolha de tema: Évora Antiga, evolução da Praça do Geraldo;

2. Selecção das fontes: Pesquisa na internet, recolha de informação através de bibliotecas, entrevistas ;

3. Calendarização do trabalho: Entrevistas com data aleatória

4. Pesquisa: Internet (winkipedia, site da cidade de Évora) livros (biblitecas )

4.1. Bibliográfica e documental: decumentos antigos sobre o tema

4.3. Entrevistas: Entrevistas a idosos do Solar Nossa Senhora de Fátima em Évora

-Sequidamente seguem-se as respectivas perguntas do questionário:



Data:

Nome da instituiçao onde permanece o entrevistado:

Dados Gerais

Nome Completo:

Sexo:

Data de nascimento:

Local de Nascimento:

Estado Civil:

Nº de filhos:

O que levou a frequentar um lar de idosos:

Inquérito

Há quanto tempo vive na cidade de Évora?

Desde quando se lembra da famosa Praça do Geraldo?

No seu tempo de jovem, como se lembra da praça do Geraldo?

O que custumava fazer nesta Praça?

Quando a frequentava, onde se dirigia? Com que finalidade? Com quem?

Como eram os namoros no seu tempo?

A praça do Geraldo era um local escolhido para encontro com respectivos amigos e/ namorado(os)?

Como Compara a praça do Geraldo relativamente ao passado e ao presente?

Mantém boas ou más recordações deste local? Se possível apresente um momento que tenha ainda muito presente.

Ainda faz intenções de voltar a passear pela zona da Praça do Geraldo?



4.4. Recurso às tecnologias de informação e comunicação como fontes

5. Tratamento das fontes:

5.1. Fichas de leitura

5.2. Comentários das fontes

6. Tratamento e organização da informação


7. Redacção do trabalho final

8. Apresentação à turma: Mostrar a entervista à turma, utilizar filme sobre Giraldo Geraldes ( cuja célebre praça é em homenagem a este ), fornecer aos alunos a pesquisa e favorecer informações sobre o tema do trabalho.



O trabalho poderá ser divulgado, mediante a escolha do professor e do aluno, através de um ou mais de um dos seguintes formatos:

􀂂 Texto escrito em formato de revista (mas previamente discutido na aula);

􀂂 Exposição, com a participação dos alunos do grupo para esclarecimento aos visitantes, e elaboração de um roteiro da exposição através de um folheto, em meio audiovisual ou em suporte informático;

􀂂 Documentário, a ser exibido na escola ou em outro local;

􀂂 Reportagem fotográfica que conduza a uma exposição;

􀂂 Debate, com apresentação de pequenas comunicações por parte dos alunos, a realizar na escola

Sem comentários: